Por que utilizar
jogos educativos no processo ensino aprendizagem?
Piaget e Vygotsky são unânimes em suas teorias sobre a importância da
utilização dos jogos no processo de ensino aprendizagem.
Para Piaget os jogos tem dupla função:
– Consolidam as estruturas já formadas (aprendizagens adquiridas)
- Dão prazer e/ou equilíbrio emocional à criança. Ele classifica os jogos
em várias fases de acordo com as estruturas mentais. As crianças do Ensino
Fundamental 1 (6 a 10 anos) se encontram nas fases pré-operatório e operatório
concreto, tornando-se imprescindível o contato com o objeto de aprendizagem o
que é favorecido através da utilização de jogos.
Vygotsky realça a influencia do lúdico no desenvolvimento infantil, por meio
deles as crianças aprendem a agir, tem a curiosidade estimulada e adquirem
iniciativa e autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do
pensamento e da concentração.
Para alcançar todo
o desenvolvimento que o trabalho com jogos pode oferecer, é necessário estar
atento a algumas questões didáticas.
Veja as vantagens e desvantagens do jogo segundo Grando (2001) no contexto de
ensino aprendizagem.
Vantagens
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Desvantagens
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- Fixação de conceitos já
aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;
- Introdução e
desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
- Desenvolvimento de
estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);
- Aprender a tomar decisões e
saber avaliá-las;
- Significação para conceitos
aparentemente incompreensíveis;
- Propicia o relacionamento de
diferentes disciplinas (interdisciplinaridade);
- O jogo requer a participação
ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento;
- O jogo favorece a socialização
entre alunos e a conscientização do trabalho em equipe;
- A utilização dos jogos é um fator
de motivação para os alunos;
- Dentre outras coisas, o jogo
favorece o desenvolvimento da criatividade, de senso crítico, da
participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso
da linguagem e do resgate do prazer em aprender;
- As atividades com jogos
podem ser utilizadas para reforçar ou recuperar habilidades de que os alunos
necessitem. Útil no trabalho com alunos de diferentes níveis;
-As atividades com jogos
permitem ao professor identificar, diagnosticar alguns erros de aprendizagem,
as atitudes e as dificuldades dos alunos;
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- Quando os jogos são mal
utilizados, existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório,
tornando-se um “apêndice” em sala de aula. Os alunos jogam e se sentem
motivados apenas pelo jogo, sem saber por que jogam;
- O tempo gasto com as
atividades de jogo em sala de aula é maior e, se o professor não estiver
preparado, pode existir um sacrifício de outros conteúdos pela falta de
tempo;
- As falsas concepções de que
devem ensinar todos os conceitos através dos jogos. Então, as aulas, em
geral, transformam-se em verdadeiros cassinos, também sem sentido algum par
ao aluno;
- A perda de “ludicidade” do
jogo pela interferência constante do professor, destruindo a essência do
jogo;
- A coerção do professor,
exigindo que o aluno jogue, mesmo que ele não queira, destruindo a
voluntariedade pertencente a natureza do jogo;
- A dificuldade de
acesso e disponibilidade de materiais e recursos sobre o uso de jogos no
ensino, que possam vir a subsidiar o trabalho docente.
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Obs: As
vantagens prevalecem sobre as desvantagens e essas são passíveis de correção.
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