terça-feira, 2 de outubro de 2012

A História da Matemática – A origem dos números


A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Ela é utilizada desde a antiguidade para melhorar e organizar a vida em sociedade.

Os egípcios a utilizaram na construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia.

 
 

As civilizações antigas faziam marcas nas paredes das cavernas que mais tarde quando foram encontradas, constatou-se serem os primeiros registros da criação dos números.


Para o homem primitivo bastava o uso de palavras ou sons que significassem “um”, “dois” ou “muitos”, pois ele ainda não tinha necessidade de contar grandes quantidades.



Quando foi necessário aumentar essa quantidade de números, ele passou a usar pilhas de pedras ou fazer nós em cordas que agrupados eram utilizados nessa contagem. Aos poucos essas marcas de agrupamentos foram sendo substituídas por uma escrita simbólica.

 

Com o desenvolvimento de atividades como o comércio e a agricultura houve a necessidade de um sistema de comunicação comercial que facilitasse a contagem de produtos comprados, vendidos ou armazenados.

Por volta de 1650 a.C., um egípcio chamado Aahmesu criou um manual de matemática para resolver problemas do dia a dia como o preço do pão, a alimentação do gado, etc. A partir desse manual, os cientistas puderam compreender o sistema de numeração egípcio que era baseado em 7 símbolos que representavam 7 números chave.
 
Os romanos, por sua vez, deram início ao seu sistema de numeração por volta do séc. III a.C. e não inventaram símbolos novos, utilizaram as próprias letras do alfabeto: I V X L C D.
 
Porém, foram os hindus no final do séc. VI que inventaram um símbolo que significava o nada, o vazio – um ovo de ganso, redondo – originando o “zero” que completou o sistema de numeração que conhecemos hoje.
 
 
Estes símbolos são chamados de “algarismos indo-arábicos”, pois apesar de terem sido criados na Índia foram divulgados no Ocidente pelos Árabes e sofreram muitas mudanças até chegarem aos números que escrevemos nos dias de hoje.


ATIVIDADE


Referências Bibliográficas

matematica-bia-matematica-bia.blogspot.com/.../resumo-histria-dos-n..

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm

http://historiarn.blogs.sapo.pt/10561.html
meumundocristiane.blogspot.com
interaula.com
historiarn.blogs.sapo.pt
profnubiarejane.blogspot.com
blog.educacaoadventista.org.br
vamoseducar2.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário