segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Trabalhando com ábaco


Ábacos

 

Ábaco Romano
Ábaco Chinês
Ábaco Russo
Ábaco Escolar
 




  

O ábaco teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.  Seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.

            Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos. A utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande importância para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. 

O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.
 

Bibliografia:


 

O professor pode utilizar o ábaco como recurso nas aulas de sistema de numeração decimal, pois ajuda os alunos a compreenderem melhor o conteúdo.

Perfil do aluno: 3º ano do Ensino Fundamental/ 8 anos.

Perguntas desafiadoras:

1)      Construa o número 396 no ábaco.

2)      Se subtrairmos 20 unidades no ábaco, qual será o valor total?

3)      Acrescente 45 unidades. Qual será o valor total?

 


Números decimais - atividades para o 5º ano

Atividades diversas com o tema de numeração decimal, indicado para turmas de 5ºano.
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário