segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Intervenções do professor no processo de construção dos números


O processo de construção do conceito de números acontece antes do período de alfabetização da criança. A interação familiar, social e o ambiente em que vivem contribui para a compreensão e o significado das primeiras noções numéricas.
Quando inicia-se a fase de escolarização, ela já é capaz de contar de 1 a 10 ou até mais e a função do professor é dar continuidade nesse processo de conhecimento.
É fundamental que ele lance problemas, desafios, introduza novas técnicas, representações e conteúdos para que o aluno possa refletir, compreender os conceitos estimulando-os na busca de soluções.
O papel do professor nesse conjunto é o de mediador, auxiliador na preparação dos pequenos para pensar de maneira autônoma. Ele deve formular hipóteses, levantar possibilidades, comparar os resultados e ensinar as crianças a ouvir as soluções dadas pelos outros colegas mostrando que todos estão ali com o mesmo objetivo que é aprender.
Estimular o aluno a fazer perguntas e acompanhar passo a passo a resolução do problema, são atitudes que auxiliam no desenvolvimento de competências e propiciam um aprendizado significativo.
O professor deve oferecer à criança materiais didáticos e atividades diferenciadas e⁄ou de acordo com suas diferenças individuais, seu cotidiano, sua vivência conforme desenvolve os trabalhos propostos.
Á medida que a criança vai aprendendo pode-se avançar no conteúdo, porém é imprescindível que o professor volte, sempre que possível, ao que já foi aprendido para que a assimilação seja completa e satisfatória.
Cada criança tem seu tempo e capacidade de aprendizagem, portanto a abordagem de um novo conteúdo só deverá ser feita quando o educador estiver certo de que o anterior foi compreendido.
Demonstrar interesse, incentivar a troca de ideias, dar oportunidade para que a criança fale sobre o que fez ou está fazendo é uma maneira de estimular ainda mais o pequeno no trabalho que está sendo desenvolvido.
Apoiar e orientar a criança nos registros que deverão ser feitos durante o processo de aprendizagem possibilita ao professor avaliar o seu progresso e intervir de maneira construtiva, quando necessário.
Propor atividades para serem realizadas em parceria com os colegas favorece a socialização, além de propiciar ao professor conhecer melhor os seus alunos, o que pensam, como reagem nos trabalhos em grupo, o que já conhecem, como estão evoluindo e redirecionar a prática pedagógica, se necessário.
Ao professor cabe a tarefa de ser um exímio observador, estar atento às necessidades e o estágio de desenvolvimento de seus alunos para adequar sua proposta pedagógica com o objetivo de obter um resultado significativo.


Referências Bibliográficas

www.pedagogiaaopedaletra.com/.../a-construcao-de-conceitos-matem.

revistaescola.abril.com.br/.../pensar-matematico-428559.shtml

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