domingo, 4 de novembro de 2012

Etapa 3 - Passo 2 e Etapa 4


Etapa 4

A Criança e o Número

 
          KAMII, Constance viabiliza o método para a construção de ideia de número por meio de contagem. Apresenta experiências efetivadas com crianças de várias faixas etárias, segundo procedimentos das pesquisas elaboradas por Jean Piaget, orientador referencial teórico da autora. Os temas envolvidos na leitura demonstram como a criança entende a construção do número, que pode ser observada a diferença entre dois objetos no Lógico-Matemático, - conhecimento físico e o conhecimento da realidade externa.

          A autora coloca questões que desafiam àqueles que estão envolvidos com a educação, com relação à aquisição e ao uso do conceito de número, como por exemplo: observar, contar, calcular, classificar, seriar.

          Com relação ao jogo, a autora afirma que a criança precisa ser estimulada na troca de ideias, como por exemplo, como é que quer jogar.

          “Trazendo o jogo para sala de aula, estaremos tornando a educação mais compatível com o desenvolvimento das crianças”.

          Trabalhar com jogos é estimulante, pois a criança aprende brincando, porém, se faz necessário que o professor esteja atento para que esse trabalho seja questionado: por que, quando, para que, o que se pretende, para que não fique só no jogar por jogar.

          A estrutura lógico-matemática do número não pede ser ensinada, ela é construída pela criança por meio de estímulos.

A autora defende a ideia de que a criança aprende Matemática com exercícios que envolvam obstáculos cognitivos, situações-problema e que utiliza conhecimentos do seu meio familiar e social para desenvolver as primeiras noções sobre a Matemática.

Kamii, afirma que, o ambiente em que a criança vive, seu nível cultural e econômico, pode interferir de maneira positiva ou negativa no seu desenvolvimento lógico-matemático, isto é, ela poderá ser capaz ou não de representar os números com símbolos. Por isso, é tão importante que o educador proponha atividades que explorem as experiências diárias vivenciadas pelos pequenos e propicie fazer a relação e a reflexão sobre o sistema de numeração para que possam construir o seu conhecimento lógico-matemático.

Nesse contexto, cabe ao professor encorajar a criança a fazer comparações e para isso é necessário acesso a objetos que as auxiliem a pensar sobre quantidade, conjunto, agrupamento, divisão e acima de tudo é fundamental que haja interação entre os colegas, pois é por meio da troca de ideias e dos questionamentos com seus pares que a assimilação e a compreensão sobre as questões numéricas acabam sendo mais significativas.

 

Referências Bibliográficas

Andersonhigo.blogspot.com/2009/...

Visitado em: 10/10/2012

pedagogiaseculoxxi.blogspot.com/.../resumo-do-livro-crianca-e-o-nu...

revistaescola.abril.com.br/.../pensar-matematico-428559.shtml





Etapa 3 Passo 2

Atividade 1 – Placas de Carros

 

Objetivo

Trabalhar com combinações de letras e números.

Público alvo

4° Ano do Ensino Fundamental

Desenvolvimento

No Brasil, as letras e os algarismos colocados nas placas dos carros são determinados pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Esse departamento utiliza um sistema que impede que as placas de dois ou mais carros fiquem iguais.

As possibilidades são muitas, já que o código que aparece nas placas dos carros é composto de três letras e quatro algarismos.

Veja algumas dessas possibilidades:

CBA 4321
CAB 4321
CBA 4312

 

Escreva, no caderno, outras possibilidades usando essas mesmas letras e esses mesmos algarismos das placas acima.

Compare suas respostas com a de alguns colegas.

Observe a placa de dois carros. Podem ser de pessoas conhecidas ou de carros vistos na rua. Desenhe-as no caderno com todas as informações que elas possuem.

Em seguida, para cada placa desenhada, escreva em seu caderno outras possibilidades usando as mesmas letras e os mesmos algarismos.

Obs: O professor deve comentar com os alunos que, dependendo do número de carros do país, o número de letras e/ou algarismos envolvidos necessita ser maior ou menor.

 

 

 

Atividade 2 – Usando a Calculadora

 

Objetivo

Aprender a usar a calculadora e explorar algumas de suas possibilidades.

Público alvo

4° ano do Ensino Fundamental

Obs: Essa atividade pode ser feita em dupla ou em grupo e o professor deverá solicitar que os alunos levem calculadora para a sala de aula.

Desenvolvimento

Teclem o número 137. Virem a calculadora de ponta cabeça, de modo que o visor fique para baixo.

Qual palavra vocês podem ler no visor? Resposta: LEI

Agora, voltem a calculadora a posição inicial e efetuem a multiplicação 79 x 65. Virem a calculadora de cabeça para baixo novamente.

Que palavra vocês encontraram? Resposta: SEIS

Copiem a tabela no caderno e efetuem as multiplicações substituindo as letras pelos números ou pelas palavras adequadas.

Utilizem a calculadora para encontrar o resultado das operações e descubram a palavra que aparece no visor quando a calculadora é virada.

Operação
Resultado
Palavra encontrada
4 x 27
108
BOI
3 x 235
705
SOL
5 x 761
3805
SOBE
10 x 347
3470
OLHE
7 x 527 + 20
3709
GOLE
27 x 1871
50517
LISOS

 

Procurem outras operações que formem palavras quando a calculadora estiver virada . Escrevam-nas no caderno.

 

Referências:

MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. De olho no futuro: Matemática, 4° ano – São Paulo: Quinteto Editorial, 2008 – (Coleção De olho no futuro).

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