Etapa 4
A Criança e o Número
KAMII, Constance viabiliza o método
para a construção de ideia de número por meio de contagem. Apresenta
experiências efetivadas com crianças de várias faixas etárias, segundo
procedimentos das pesquisas elaboradas por Jean Piaget, orientador referencial
teórico da autora. Os temas envolvidos na leitura demonstram como a criança
entende a construção do número, que pode ser observada a diferença entre dois
objetos no Lógico-Matemático, - conhecimento físico e o conhecimento da
realidade externa.
A autora coloca questões que desafiam
àqueles que estão envolvidos com a educação, com relação à aquisição e ao uso
do conceito de número, como por exemplo: observar, contar, calcular,
classificar, seriar.
Com relação ao jogo, a autora afirma
que a criança precisa ser estimulada na troca de ideias, como por exemplo, como
é que quer jogar.
“Trazendo o jogo para sala de aula,
estaremos tornando a educação mais compatível com o desenvolvimento das crianças”.
Trabalhar com jogos é estimulante,
pois a criança aprende brincando, porém, se faz necessário que o professor
esteja atento para que esse trabalho seja questionado: por que, quando, para
que, o que se pretende, para que não fique só no jogar por jogar.
A estrutura lógico-matemática do
número não pede ser ensinada, ela é construída pela criança por meio de
estímulos.
A autora
defende a ideia de que a criança aprende Matemática com exercícios que envolvam
obstáculos cognitivos, situações-problema e que utiliza conhecimentos do seu
meio familiar e social para desenvolver as primeiras noções sobre a Matemática.
Kamii, afirma
que, o ambiente em que a criança vive, seu nível cultural e econômico, pode
interferir de maneira positiva ou negativa no seu desenvolvimento
lógico-matemático, isto é, ela poderá ser capaz ou não de representar os
números com símbolos. Por isso, é tão importante que o educador proponha
atividades que explorem as experiências diárias vivenciadas pelos pequenos e propicie
fazer a relação e a reflexão sobre o sistema de numeração para que possam
construir o seu conhecimento lógico-matemático.
Nesse
contexto, cabe ao professor encorajar a criança a fazer comparações e para isso
é necessário acesso a objetos que as auxiliem a pensar sobre quantidade,
conjunto, agrupamento, divisão e acima de tudo é fundamental que haja interação
entre os colegas, pois é por meio da troca de ideias e dos questionamentos com
seus pares que a assimilação e a compreensão sobre as questões numéricas acabam
sendo mais significativas.
Referências Bibliográficas
Andersonhigo.blogspot.com/2009/...
Visitado
em: 10/10/2012
pedagogiaseculoxxi.blogspot.com/.../resumo-do-livro-crianca-e-o-nu...
revistaescola.abril.com.br/.../pensar-matematico-428559.shtml
Etapa 3 Passo 2
Atividade
1 – Placas de Carros
Objetivo
Trabalhar com combinações de letras e números.
Público
alvo
4° Ano do Ensino Fundamental
Desenvolvimento
No Brasil, as letras e os algarismos colocados nas
placas dos carros são determinados pelo Departamento Nacional de Trânsito.
Esse departamento utiliza um sistema que impede que
as placas de dois ou mais carros fiquem iguais.
As possibilidades são muitas, já que o código que
aparece nas placas dos carros é composto de três letras e quatro algarismos.
Veja algumas dessas possibilidades:
CBA 4321
|
CAB 4321
|
CBA 4312
|
Escreva, no caderno, outras possibilidades usando
essas mesmas letras e esses mesmos algarismos das placas acima.
Compare suas respostas com a de alguns colegas.
Observe a placa de dois carros. Podem ser de pessoas
conhecidas ou de carros vistos na rua. Desenhe-as no caderno com todas as
informações que elas possuem.
Em seguida, para cada placa desenhada, escreva em
seu caderno outras possibilidades usando as mesmas letras e os mesmos algarismos.
Obs:
O professor deve comentar com os alunos que, dependendo do número de carros do
país, o número de letras e/ou algarismos envolvidos necessita ser maior ou
menor.
Atividade
2 – Usando a Calculadora
Objetivo
Aprender a usar a calculadora e explorar algumas de
suas possibilidades.
Público
alvo
4° ano do Ensino Fundamental
Obs:
Essa atividade pode ser feita em dupla ou em grupo e o professor deverá
solicitar que os alunos levem calculadora para a sala de aula.
Desenvolvimento
Teclem o número 137. Virem a calculadora de ponta
cabeça, de modo que o visor fique para baixo.
Qual palavra vocês podem ler no visor? Resposta: LEI
Agora, voltem a calculadora a posição inicial e
efetuem a multiplicação 79 x 65. Virem a calculadora de cabeça para baixo novamente.
Que palavra vocês encontraram? Resposta: SEIS
Copiem a tabela no caderno e efetuem as
multiplicações substituindo as letras pelos números ou pelas palavras adequadas.
Utilizem a calculadora para encontrar o resultado
das operações e descubram a palavra que aparece no visor quando a calculadora é
virada.
Operação
|
Resultado
|
Palavra encontrada
|
4 x 27
|
108
|
BOI
|
3 x 235
|
705
|
SOL
|
5 x 761
|
3805
|
SOBE
|
10 x 347
|
3470
|
OLHE
|
7 x 527 + 20
|
3709
|
GOLE
|
27 x 1871
|
50517
|
LISOS
|
Procurem outras operações que formem palavras quando
a calculadora estiver virada . Escrevam-nas no caderno.
Referências:
MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. De olho no
futuro: Matemática, 4° ano – São Paulo: Quinteto Editorial, 2008 – (Coleção De
olho no futuro).
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