segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jogo

Palito
 
Jogo para crianças a partir de 6 anos. Objetivo: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem. Organização da Classe: Grupos de duas ou mais crianças. Material: palitos de fósforos ou algo similar; papel para anotações.

Regras: Cada jogador tem 3 palitos A cada jogada os jogadores colocam suas mãos atrás das costas e deixam na mão direita uma quantidade de palitos que varia de 0 a 3 sem que o outro saiba. Os jogadores colocam então uma das mãos para frente e cada um fala quantos palitos acha que têm em todas as mãos juntas. Quando cada jogador fizer sua estimativa todos abrem a mão e conferem o resultado. Marca um ponto quem chegar mais próximo, ou adivinhar ao total de palitos. Depois de 5 a 10 rodadas ganha quem conseguiu mais pontos. Com a classe em roda jogue algumas vezes com eles para que compreendam as regras. Repita esse jogo umas 4 vezes ao longo de um mês, para que os alunos tenham tempo de aprender com o jogo. Proponha algum tipo de registro. O registro auxilia na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um, e a perceber qual a compreensão que tiveram dos assuntos abordados com o jogo. Veja alguns registros que foram feitos para esse jogo por alunos de 6 anos. DICAS PARA O JOGO DO PALITO Pensar antes de falar Antes de começar o jogo, tem que usar a imaginação, se der, olhe no buraquinho da mão do amigo e depois conta quantos palitos ele tem, mas não pode deixar ele perceber Não pode deixar a pontinha do palito para fora se não o amigo vê e ganha o jogo
Tem que somar os palitos das duas mãos, quem ganhar fica com os palitos do amigo Deixar o amigo falar primeiro para depois a gente somar Ficar atento ao número que o amigo fala várias vezes, pois pode ser, que ele tenha essa quantidade de palitos na mão O importante é que todos participem Use o jogo para propor alguns problemas : Comece com duplas e depois faça em trios e quartetos, isso aumenta o grau de dificuldade das jogadas. Aumente o número de palitos para 5 ou 6. Juliana e Marina estavam jogando palitinho em uma rodada em que usavam 5 palitos cada uma. Juliana disse 8 e Marina disse 10. O total era de 7, quem marcou ponto nessa rodada? Por quê? Cristiane e Andréa viram que em uma das rodadas o total de palitos das duas juntas era 4. Sabendo que nessa rodada elas jogavam com três palitos cada uma, quantos palitos cada uma poderiam ter nas mãos? Na mão de Patrícia havia 3 palitos e o total era de 6 palitos. Quantos palitos estavam na mão do outro jogador? (Observe que esse é um problema no qual faltam dados, pois não informamos quantos jogadores nem mesmo a quantidade de palitos, deixe que discutam entre si e ao final complete com eles as informações que faltam no problema) Renato, Fernando e Carol jogavam palitinhos, com 3 palitos cada um. Quando abriram suas mãos havia 6 palitos no total. Quantos palitos cada uma poderiam ter na mão? (observe que há mais que uma solução possível)

NOTA PESSOAL: A última rodada foi registrada em uma folha.
As crianças tiveram que colocar o nome do colega, a quantidade de palitos que cada um tinha.
De vermelho pintaram o nome de quem ganhou a jogada, circularam quem tinha menos palitos e fizem um "X" em quem tinha mais palitos. Para saber mais: A arte de Brincar - Adriana Friedmann, editora Scritta, 1996 Resolução de problemas - Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, Patrícia Cândido, editora Artmed, 2001.


http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/04/brincadeiras-para-as-aulas-de-matemtica.html

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